em 27 de dezembro de 2024
Tismoo.me

A interação de crianças autistas com animais de estimação

Estudos ao longo dos anos mostram que ter um pet em casa pode beneficiar o ambiente como um todo na redução de estresse e ansiedade dos moradores. Para pessoas autistas e neurodivergentes ter um pet pode significar uma melhora no bem estar e controle das emoções. 

Além disso, a presença de animais de estimação ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como demonstrar afeto. A interação com animais de estimação pode proporcionar um ambiente seguro e reconfortante, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.  Autistas podem sentir mais vontade de tentar se comunicar e se expressar, seja verbalmente ou através de gestos. 

As atividades que envolvem escovar os pelos do animal ou alimentá-los promovem a criação de uma rotina para o autista, que consequentemente, se estende para outras atividades É também uma oportunidade para trabalhar com a coordenação motora e a concentração. 

A conexão emocional entre animais e pessoas neurodivergentes é positiva e terapêutica , promovendo o bem-estar emocional e a autoestima.

Benefícios no desenvolvimento: 

  • Desenvolvimento de habilidades sociais: A presença de animais pode ajudar autistas a desenvolverem habilidades sociais, como compartilhar, demonstrar afeto e seguir regras simples.
  • Redução da ansiedade e do estresse: A interação com animais pode proporcionar um ambiente seguro e reconfortante, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse.
  • Estímul à comunicação: Crianças autistas podem se sentir mais à vontade para se expressar na presença de animais, seja verbalmente ou através de gestos e expressões faciais.
  • Desenvolvimento cognitivo: Atividades que envolvem animais, como alimentá-los ou escová-los, podem promover o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora.
  • Fortalecimento do vínculo afetivo: A conexão emocional entre autistas e animais pode ser profundamente significativa e terapêutica, promovendo a autoestima e o bem-estar emocional.

 

Referências: