em 4 de julho de 2025 por Tismoo.me,
Sono de qualidade e autismo: dicas para melhorar o descanso e a rotina noturna / Tismoo

Sono de qualidade e autismo: dicas para melhorar o descanso e a rotina noturna

Uma boa noite de sono é a base para um dia menos estressante, mas para muitas pessoas com autismo esse processo pode exigir cuidados especiais. As particularidades do autismo demandam uma abordagem diferenciada. Vamos te ajudar com dicas práticas que vão desde a criação de uma rotina noturna consistente e na higiene do sono para promover calma, segurança e conforto.

Estabeleça uma rotina noturna consistente

Criar uma sequência previsível de atividades antes de dormir ajuda a sinalizar ao corpo que é hora de relaxar. Essa rotina pode incluir um banho morno, a leitura de um livro calmo, ouvir músicas suaves ou contar histórias. A consistência na rotina não só estabelece uma sensação de segurança, mas também facilita a transição para o sono. Para pessoas com autismo, a previsibilidade pode reduzir a ansiedade e ajudar a manter um ambiente estrutura­do, essencial para um descanso de qualidade.

  • Regular os horários: mantenha os mesmos horários de dormir e acordar durante a semana, inclusive aos fins de semana. Essa prática ajuda a manter uma rotina mais previsível trazendo mais segurança e conforto;
  • Limitar o uso de eletrônicos: evite o uso de telas por pelo menos uma hora antes de deitar, pois a luz azul pode interferir na sinalização do corpo para o descanso.

Higiene do sono para uma noite mais tranquila

A higiene do sono é o conjunto de hábitos e técnicas que preparam tanto o corpo quanto a mente para um descanso reparador e de qualidade. Ela envolve mais do que simplesmente ir para a cama. Trata-se de um ritual de autocuidado que sinaliza ao organismo que é hora de desacelerar e relaxar.
Para que possamos colocar em prática, temos que manter horários regulares para o descanso, a criação de um ambiente mais tranquilo com menos barulho e reduzir significativamente o uso de telas durante a noite.
Separamos algumas dicas que também fazem parte da higiene do sono:

  • Ambiente confortável e tranquilo: diminua as luzes e aparelhos sonoros próximo do horário de dormir, tente criar um espaço mais calmo e menos estimulante.
  • Cuidado com a alimentação: evite consumir bebidas com cafeína, alimentos açucarados e refeições pesadas, esses alimentos podem contribuir com a agitação e com o desconforto gástrico, afetando a qualidade do sono.

Quando conseguimos colocar essas práticas em nosso cotidiano, podemos reduzir significativamente o estresse e a ansiedade em nossa rotina, afinal, o sono deve nos proporcionar um descanso reparador para que possamos recarregar as energias para o dia seguinte. Sabemos que cada pessoa é única e possui suas próprias dificuldades, por isso, adotar aos poucos e com calma algumas dessas práticas é um ato de cuidado com a nossa saúde física e mental.

Veja artigos relacionados no site:

Autismo e Sono: Compreendendo os Desafios Noturnos – Tismoo.me

Por que muitas pessoas com autismo têm problemas para dormir? – Tismoo.me

Referências: