em 21 de março de 2025 por Tismoo.me,
Adaptações no ambiente doméstico para atender às necessidades sensoriais de autistas / Tismoo.me

Adaptações no ambiente doméstico para atender às necessidades sensoriais de autistas

Casa Adaptada: Dicas para um Ambiente Amigável

Realizar algumas mudanças em casa pode ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e confortável para todos, nesse texto separamos algumas dicas de adaptações no ambiente doméstico especialmente pensadas para famílias atípicas. 

Cantinho da calma

Esse espaço é especificamente pensado para o relaxamento, sendo assim, ele conta com poucos estímulos visuais e sonoros. Use cores suaves e neutras, adicione objetos confortáveis como almofadas, cobertores ou mantas e evite colocar brinquedos e outros objetos que produzam ruídos altos ou luzes. Ter esse espaço pode ajudar em momentos de sobrecarga sensorial, em crises onde precisamos diminuir os estímulos ambientais ou até mesmo na ajudar na rotina diurna. 

Organização e simplicidade

Manter um ambiente organizado e simples é essencial para criar um espaço que seja ao mesmo tempo funcional e confortável para pessoas autistas. A desordem e o excesso de estímulos podem causar ansiedade e estresse no dia a dia. 

Tentar manter o ambiente organizado não só reduz a ansiedade, como também promove um espaço mais seguro e previsível, criando um ambiente tranquilo para todos. 

Redução de estímulos e escolha de materiais confortáveis

Sabemos que muitos autistas lidam com a dificuldade de processar informações sensoriais, tornando o ato de estar em ambientes com muitos estímulos uma tarefa estressante e desagradável. Sendo assim, algumas adaptações simples podem melhorar bastante o dia a dia, como escolher materiais mais confortáveis ao toque, diminuir o uso constante de aparelhos sonoros diariamente, como caixas de som, televisões ou brinquedos barulhentos. 

Pensar nessas estratégias podem ser úteis não apenas para a pessoa no espectro como também para todas as pessoas presentes na casa. Se preocupar em criar um ambiente mais inclusivo é um ato de carinho que transforma a casa em um lar mais confortável para todos.

Referências